quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Claudia Leitte perde o rumo e fica de cabeça para baixo em 2011

Claudia Leitte perde o rumo e fica de cabeça para baixo em 2011 Não tem como disfarçar: Claudia Leitte foi uma das artistas brasileiras mais decepcionantes do ano. A cantora é um dos grandes sucessos atuais da MPB, sem dúvida. Afinal ela é da turma do axé, ritmo que vem dominando as paradas musicais ao lado dos "novos sertanejos".

Todo esse êxito fez com que muito dinheiro fosse investido na loira e, cada vez mais, ficou evidente como Claudia se tornou algo fabricado, arquitetada nos mínimos detalhes para render milhões. Isso é errado? Bem, a gravadora está aí para isso mesmo, levantar o máximo de grana que puder. O problema é que isso tira totalmente a alma do artista em quase todos os casos. E é exatamente o caso aqui.

Para ver o nível do investimento em Claudia Leitte é só prestar atenção na transformação dela nos últim os anos: mudou cabelo, corpo, jeito de se portar, a música é muito mais bem produzida - o que não quer dizer que seja boa - e por aí vai. Apesar disso, 2011 foi dureza para acompanhá-la. Fora as eternas comparações com Ivete Sangalo, a loira cometeu alguns equívocos graves este ano.

Primeiro fez um dueto com Ricky Martin na música "Samba", e foi daquelas coisas em que ambos quiseram exalar "a sensualidade latina". Tiro no pé e vergonha alheia garantida. Tudo muito fake e forçado.

Depois veio a apresentação da cantora no Rock in Rio e foi uma tristeza. Dá para notar que a loira se esforçou, mas simplesmente não deu liga. E não é pelo fato de ela tocar axé, afinal Ivete também mostrou o mesmo ritmo no festival e agradou muito mais ao público.

Isso sem contar o mico que foi vê-la sair pendurada e ficar de cabeça para baixo, esperneando feito uma baratinha que acabou de tomar um jato de inseticida.

E, para fechar 2011 com chave de ouro, a artista veio com o tal da "Negalora". Trata-se de uma personagem criada para divulgar seu próximo DVD e que serve para mostrar "seus dois lados".

Além do axé, Claudia quer revelar seu lado mais "intimista", "mais MPB", ou seja, tudo o que outros artistas já fizeram no passado quando quiseram mostrar que não são apenas aquilo que são. Só para ter uma ideia do tal "tom intimista", a loira aparecerá no DVD usando uma roupa com 20 mil cristais swarovisk. Humilde, né? Claro que a ideia do nome "Negalora" veio do gênio musical, Carlinhos Brown.

Senta lá, Claudia.

Odair Braz Junior é crítico do R7 e suas opiniões não refletem necessariamente as do nosso Blog