quinta-feira, 8 de março de 2012

Serviços na internet vão gerar 14 milhões de empregos

Serviços na internet vão gerar 14 milhões de empregosAs implementações dos serviços de nuvem (centros de computadores que ficam em lugares remotos, conectados aos usuários por rede) deverão criar cerca de 14 milhões de empregos, em todo o mundo. Boa parte dessas oportunidades estará em mercados emergentes, como Brasil, Índia, China e Rússia. A constatação, segundo reportagem da revista americana Computerworld, é do estudo "A função do cloud computing na criação de empregos", realizado pela International Data Corporation (IDC), a pedido da Microsoft.
A estimativa é de que mais de 50% desses empregos sejam gerados por pequenas e médias empresas, que vão abrir 7,5 milhões de vagas, enquanto que os grandes negócios serão responsáveis por 6,3 milhões de postos de trabalho para especialistas em cloud computing. O setor que mais vai contratar profissionais para atuar em projetos de cloud é o de mídia e comunicações, respondendo por 2,4 milhões das novas posições. Em segundo lugar, ficará o setor financeiro, que deverá demandar 1,4 milhão de profissionais nessa área.
Além de profissionais de TI com conhecimento em infraestrutura e aplicações, o modelo de cloud vai demandar profissionais de vendas e marketing, para as áreas de negócios.

O Globo