sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Orquestra de Violões fará seleção para novos integrantes

Orquestra de Violões fará seleção para novos integrantes  A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) realizará teste de seleção para novos integrantes. A audição será no dia 28 deste mês, às 19h, no Auditório Verde do Espaço Cultural José Lins do Rego. Para participar da prova, os interessados devem saber ler partitura, interpretar obra para violão e disponibilidade para ensaios (que normalmente ocorrem no período noturno). É preciso que os candidatos tragam uma música já pronta para o teste seletivo. Também será feita uma entrevista com os músicos.


As inscrições serão preenchidas pessoalmente no local, às 19h, antes de fazerem o teste/entrevista. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no site da orquestra (www.ovpb.org.br).


Segundo o maestro da OVPB, Cyran Costa, esta é a primeira vez que a instituição realiza chamada pública para aquisição de novos integrantes. A idade mínima para participar do teste é 12 anos. A seleção é gratuita e os interessados podem esclarecer suas dúvidas acessando o site da orquestra ou pelo e-mail contato@ovpb.org.br.


*Projetos filantrópicos - *Desde 2012, sob regência e organização do maestro Cyran Costa, a OVPB vem desenvolvendo projetos como Associação sem fins lucrativos, fazendo oficina de arranjo para seus integrantes e ampliando seu repertório com músicas latino-americanas, composições próprias, além de firmar convênio de estágio para alunos de música da UFPB, e parcerias com outras instituições, como Funesc e a Estação Cabo Branco, Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa.


A Orquestra de Violões da Paraíba, reconhecida por seu valor artístico, mantém uma agenda artística intensa, participando dos mais diversos tipos de eventos e apresentações às quais tem sido convidada, dentro e fora da cidade de João Pessoa. Também realiza concertos oficiais duas vezes ao ano.

* *

*Histórico*

Considerada ícone na cultura paraibana por sua relevante contribuição musical e formativa, atualmente conta com 16 integrantes. Foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em CDs.


Em 1997, o grupo foi desativado. Em maio de 2005, foi reativado, sob a coordenação e iniciativa de Cyran Costa e Carla Santos, ex-integrantes da orquestra desde sua criação no ano 1992.


O repertório prioriza a música paraibana. Uma das marcas registradas da OVPB são os arranjos audaciosos e marcantes, buscam sempre explorar as diferentes possibilidades técnicas, sonoras e expressivas do violão, resultando em uma beleza inusitada que atrai e prende a atenção do público apreciador.


*Serviço:*

Orquestra de Violões da Paraíba

Teste de seleção e entrevista (participação gratuita)

Requisitos mínimos: leitura de partitura, interpretação de obra para violão, disponibilidade de tempo para ensaios

Idade mínima: 12 anos

Data: 28 de janeiro (segunda-feira)

Hora: 19h

Local: Auditório Verde do Espaço Cultural



Ascom