terça-feira, 13 de setembro de 2011

Governo abre Festival de Artes de Areia nesta 4ª

O 12º Festival de Arte de Areia será aberto nesta quarta-feira (14), às 20h30, pelo governador Ricardo Coutinho.

O 12º Festival de Arte de Areia será aberto nesta quarta-feira (14), às 20h30, pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade que ocorrerá em palco montado na praça da cidade (Calçadão João Cardoso).

O festival será realizado até o domingo (18) e este ano terá participação exclusiva de artistas paraibanos. Serão 650 participantes entre artistas, intelectuais e profissionais da cultura. Haverá 100 atividades durante os cinco dias do evento.


Nesta terça-feira, a sede do Governo Estadual será transferida para Areia, onde o governador se reunirá com prefeitos da região e despachará com auxiliares. À noite, na cerimônia de abertura, o governador assinará decreto que restabelece o Conselho Estadual de Cultura.


Clima – Pela cidade já é possível observar as estruturas que receberão até domingo as atividades do festival. O palco principal, montado no Calçadão João Cardoso, vai receber na noite desta quarta-feira o show de Zé Ramalho, que abre a programação musical do evento.


Às 16h, no Casarão José Rufino, será lançado o livro “Festival de Artes”, organizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A publicação conta a história do festival e fala sobre a última edição, realizada em 2008.

Neste primeiro dia do evento também acontecem oficinas, exposições de artes plásticas, debates e mostras artísticas, nos mais de dez espaços distribuídos pela cidade. A programação completa pode ser acessada através do endereço www.festivaldeareia.pb.gov.br.


Retrospectiva - Criado em 1976, o Festival de Artes de Areia foi realizado consecutivamente até 1982, quando foi interrompido por se caracterizar como espaço de efervescência política em pleno declínio do regime militar.

O festival voltou a ser realizado por produtores locais nos anos de 98, 99, 2005 e 2008, mas sem apoio do Governo do Estado. Agora volta com uma programação multicultural.



Fonte: PB Agora com Alycia Júlia