segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Parabéns Mari; Leia coluna de Fábio Mozart



Hoje, 19 de setembro, o município de Mari comemora aniversário de emancipação política. Antigamente chamada de Araçá, a cidade nasceu com a ferrovia em 1875. Trabalhei na estação ferroviária de lá durante 12 anos, quando o Governo Federal acabou com a Rede Ferroviária Federal e fechou a estação.
Em Mari, se planta abacaxi, inhame e mandioca principalmente. É o município onde se produz mais mandioca na Paraíba, com boa parte de suas terras agricultáveis sendo usadas no cultivo dessa raiz. O atual prefeito, Antonio Gomes, é um dos maiores produtores de mandioca da região.
O Governador Ricardo Coutinho presenteou o município com uma obra muito aguardada: assinou ordem de serviço para início da construção de rodovida que liga os municípios de Mari, Cajá e Caldas Brandão.
Escrevi um livro e uma peça chamada “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, contando a história da cidade. A peça foi encenada em 1988 pelo Coletivo Dramático de Mari e o livro saiu agora em 2010, pela União Editora.
Para adquirir um exemplar do livro sobre Mari, escreva para meu e-mail: fabiomozar@yahoo.com.br
ETC & ETC
MARI (1)
No aniversário de Mari, disponibilizo meu folheto “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso” no endereço: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1846933
MARI (2)
“Fábio Mozart é cidadão emérito de Mari, mesmo sem ter o diploma oficial referente a esta honraria. Sua prodigalidade nos rendeu frutos que ainda hoje florescem na cidade, durante o período em que aqui viveu. Ele é um artista que faz questão de repassar conhecimentos. Fundou o grupo de teatro, jornal e outros empreendimentos sócio-culturais, a exemplo da rádio comunitária.” Do meu compadre Manoel Batista, Diretor de Cultura de Mari.
MARI (3)
E continua Manoel Batista, sobre a peça:  Ler ‘Mari, Araçá e outras árvores do paraíso’ é emocionar-se com a versão teatral da história do Município, encenada em 1988 pelo Coletivo Dramático de Mari, grupo do qual fiz parte com muita honra. Com o fervor próprio dos verdadeiros criadores, Fábio Mozart soube aliar carpintaria teatral com os mais significativos fatos históricos marienses, registrando os modos de vida, a religiosidade e o cotidiano de nossa terra.”
ARAÇÁ (1)
A Loja Maçônica "Estrela de Araçá" é uma das mais respeitáveis instituições da terra de Adauto Paiva. Meu compadre Dr. Luizinho e meu grande amigo Gerailton, filho de Geraldo Bezerra, são membros da Loja. Araçá é o antigo nome de Mari, duas árvores nativas da região.
ARAÇÁ (2)
Em 1991, o jornal ALVORADA, editado por mim em Mari, publicava: “Os vereadores Roberto Ribeiro e Antonio Gomes aprovaram um pacote de requerimentos, entre eles um que institue comissão para a formação do Conselho Municipal de Educação e Meio Ambiente e Conselho da Criança. Propõem ainda redução dos salários dos secretários da Prefeitura. Antonio Gomes pediu a folha de pagamento da Câmara que, segundo ele, tem distorções.”
ARAÇÁ (3)
No jornal, a notícia de que o PT se reuniria com Adinaldo Pontes, do PMDB. “A prefeitura de Mari carece de um mínimo de seriedade”, dizia um militante do partido. Atualmente, o PT está de novo negociando aliança com Adnaldo, agora em outro partido.
ARAÇÁ (4)
Prece de uma pessoa religiosa de Mari: “Obrigado, Pai; graças a Ti, nasci mariense.” Pena que, atualmente, ninguém possa nascer em Mari, porque fecharam o Hospital Santa Cecília.
ARAÇÁ (5)
Mari já teve o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Paraíba. O Município está conseguindo sair desse ranking amaldiçoado. Parabéns à velha Araçá dos Luna Freire.
ONDE ANDARÁ?
Em 2005, o poeta Armando Avelino de Menezes pediu R$ 20 mil reais ao Estado para realizar o Primeiro Festival de Repente do Vale do Paraíba. Seu projeto não foi aprovado. Onde andará o poeta hoje? Ainda vive em Itabaiana?
ILUMINAÇÃO CARA
Itabaiana tem a taxa de iluminação pública mais cara do Brasil desde 1993. A prefeita Dida se elegeu prometendo diminuir essa taxa. Sete anos depois, o arrocho continua.
SEXO
Ameba vai lançar o livro “Sexo sem tabu”. As mulheres vão adorar já na introdução.
DINHO
O vereador Dinho, de João Pessoa, quer ajudar o povo do Geisel a manter seu jornal “Olhos abertos”, da Sociedade Cultural Posse Nova República. Sem atrelamento político, segundo afirma. Ele assumiu no lugar de Sérgio da SAC, sacado da Câmara por ter comprado votos, segundo o TER.
DESTITUÍDO
Já o vereador Dinho foi destituído do Diretório Municipal do PRP em João Pessoa. De acordo com o secretário geral do partido, Flávio Menezes, os motivos para as mudanças foram falta de esforço político durante as eleições 2010 e de incorporação a candidatura do governável Ricardo Coutinho (PSB) o qual é apoiado pela legenda no Estado.

ALÔ ESPECIAL
Para Beba do Violão, Heleno Boca de Rosa, Josa do Farol, Joquinha da Barraca, Professor João Batista, professora Marizete Vieira, Marcos Martins, Silvano Silva, China Locutor, Pedro Graciano, Tadeu, Nelson do Bar, Manoel do Bar, Zezinho Kalai, Léo Teixeira, Jason Mecânico, João de Cícero, professora Anunciada, Antonio Gomes, Roberto Ribeiro e Papa locutor.
www.fabiomozart.blogspot.com