quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Senado reconhece música gospel como manifestação cultural

Agora as empresas que realizam shows nesse segmento poderão se beneficiar da Lei Rouanet

Senado reconhece música gospel como manifestação cultural
O plenário do Senado aprovou na terça-feira, 20, o projeto de Lei nº 27/2007 que reconhece a música gospel como manifestação cultural e também os eventos a ela relacionados.
O PL é de autoria do ex-deputado Robson Rodovalho (DF) e incluia a música gospel como parte da cultura contemporânea brasileira e assim os eventos ligados a esse estilo musical passariam a ter os benefícios instituídos pela Lei Rouanet  (Lei 8.313/1991).
As empresas que trabalham com esse tipo de evento poderão descontar o valor investido nessas produções do Imposto de Renda e os recursos deduzidos serão liberados pelo orçamento do Ministério da Cultura.
O texto diz que “ficam reconhecidos como manifestação cultural a música gospel e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas”, conforme aprovado pelo Senado.
Rodovalho é bispo e fundador da igreja Sara Nossa Terra e quando propôs o texto se justificou dizendo que “o cenário gospel está diversificado com a formação de bandas de evangelismo a bandas de louvor e adoração, com os mais variados ritmos desde rock, axé, funk, forró até baião”.
As Comissões de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), de Educação, e de Cultura e Esporte (CE) aceitaram a proposta em regime de urgência e não foram apresentadas emendas que pedissem alterações no texto. Agora a proposta deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Com informações G1