quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quinteto da Paraíba representa o Brasil na Europa

Quinteto da Paraíba representa o Brasil na EuropaQuinteto da Paraíba começa 2012 com nova formação e com agenda repleta de projetos nacionais e internacionais

O Quinteto da Paraíba começou o ano de 2012 com nova formação e com a agenda repleta de projetos nacionais e internacionais.

Há apenas quatro meses no quinteto, Thomaz Rodrigues já carimbou seu passaporte para a Bélgica, onde o grupo se apresenta nas próximas quinta e sexta-feira.

O violoncelista completa o time que viajou nesta semana para Bruxelas, cidade que é sede da 23ª edição do Festival Internacional de Artes Europalia desde o último mês de outubro.

O evento, que este ano tem a programação dedicada ao Brasil, ocorre no 'Bozar', o imponente Palácio das Belas Artes da capital belga.

Segundo o violoncelista Xisto Medeiros, o Quinteto da Paraíba rumou ontem para São Paulo, de onde pegam um voo esta madrugada para Roma, na Itália, chegando a Bruxelas só à noite.

A Bélgica será mais uma parada anexada ao longo percurso do quinteto pelo exterior desde a sua fundação, em 1989 (acompanhe o retrospecto de carreira no box abaixo).

De acordo com Xisto, a breve passagem pelo Velho Continente será só o início de uma temporada que teve início com o pé direito e com vários convites para apresentações ao redor do Brasil.

"Nossa participação pelo 'Música do Mundo' foi fundamental para firmarmos novas parceria e consolidarmos alguns planos que tínhamos em mente", afirma Xisto, um dos integrantes remanescentes da formação original do grupo.

O Quinteto da Paraíba esteve no palco do festival organizado pela Funjope em dezembro, ao lado de Duofel, dupla composta pelo músico paulista Luiz Bueno e pelo alagoano Fernando Melo.

"Nós e o Duofel já namorávamos a vontade de fazer uma turnê pelos Sescs paulistas desde 2011", conta o contrabaixista, que também deu um reforço em sua carreira solo no ano que passou.

"A previsão é de colocarmos o pé na estrada ainda este primeiro semestre com o Duofel", sinaliza Xisto Medeiros.

O projeto conjunto renderá um DVD lançado até o fim do ano. O registro terá produção de Ana Buono, a mesma produtora dos shows na turnê paulista.

O repertório terá oito arranjos do maestro Adail Fernandes, o 'sexto membro do Quinteto', trazidos em partituras à Paraíba por Luiz Bueno.

MAIS DE DEZ MÃOS

A parceria com o Duofel se multiplica em outras duas em 2012. O primeiro semestre será marcado também pela companhia do Marcos César Trio e do pernambucano Naná Vasconcelos.

O Quinteto da Paraíba se encontrou com o Marcos César Trio no 'Sabadinho Bom', roda de choro da qual o trio tomou parte na sua última edição, há três dias.

O encontro com Naná Vasconcelos foi também no 'Música do Mundo', na semana passada.

"Não tivemos tempo hábil para definir exatamente que tipo de trabalho vamos realizar, mas as parcerias já estão firmadas e prometem muito", garante Xisto Medeiros.

Sobre a nova formação, Xisto comenta que, de todas as que assumiram as cordas do Quinteto da Paraíba, esta é a que mais se aproximou da primeira formação, que tinha ainda o nome de Quinteto Ravel.

"Marina Zenaide já compõe o quinteto há mais ou menos quatro anos e o Thomaz (Rodriguez) é o caçula da turma. Apesar de muito jovem, ele tem contribuído muito por ter conseguido imediatamente encontrar a identidade do grupo", diz Xisto.

"Passamos 15 anos com a mesma formação. Às vezes só era preciso nos olharmos para saber o que queríamos", conclui.




Da Redação do Mari fuxico  com Tiago Germano