quarta-feira, 20 de março de 2013

Famosos lamentam morte de cantor

Famosos lamentam morte de cantor Thiaguinho, Maria Rita, Gugu Liberato, Netinho de Paula e mais famosos fizeram questão de externar seus pesares pela morte de Emílio Santiago, ocorrida nesta quarta-feira (20) após ele passar 13 dias internado em um hospital no Rio de Janeiro devido a um AVC (acidente vascular cerebral).


Os artistas usaram as redes sociais para comentar a perda do cantor, que tinha 66 anos, e como a música brasileira ficará carente de seu talento. Netinho de Paula, inclusive, relatou um encontro que teve com Emílio em 1996, quando lhe disse que ele era a maior voz que o país tinha. O pagodeiro e vereador de São Paulo comentou, ainda, que imaginava seu ídolo na abertura da Copa do Mundo de futebol de 2014,que será realizada no Brasil.


Emílio Santiago será velado nesta quarta na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e será aberto ao público. O enterro acontecerá na quinta-feira (21) na Zona Portuária do Rio.


“Vá em paz, cantor da voz única! A MPB perde”, Netinho;

“Lamento muito pelo falecimento do cantor Emílio Santiago aos 66 anos de idade”, Gugu Liberato;

“Um grande salve ao mestre Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da música brasileira! #VamosEmPaz”, Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest;

“Emílio Santiago se foi. Grande perda para a música brasileira! Luz pra ele! Guardo o abraço trocado no Festival de Verão de Salvador”, Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas Roque Clube;


“A voz que eu sempre gostei de ouvir: Emílio Santiago! Aplausos, grande artista! Muita luz nessa passagem”, Bárbara Borges;

“Que Emílio Santiago descanse em paz e brilhe eternamente em nossos corações. Saudade”, Ana Carolina;


“Um grande cantor e ser humano do bem nos deixou esta manhã! Adeus, Emílio Santiago, sua voz é eterna em nossos ouvidos! Obrigado por tudo!”, Buchecha;

“Um lance de controle de emissão, uso inteligente de vibrato, respeito à melodia... Ô, coisa. Aprendamos, APRENDAMOS! Viva Emílio Santiago”, Maria Rita;

“A música brasileira acorda em descompasso com a perda de Emílio Santiago. Fica a lembrança da sua bela voz e repertório inesquecível!” Daniela Mercury;


“O maior cantor do Brasil! Emílio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve, é um gigante. Que tristeza, meu Deus”, Ed Motta;


“Eu estava pensando até agora o que escrever sobre Emilio Santiago e não consigo me expressar , é um sentimento como aqueles em que a gente sente o mundo mais triste e ao mesmo tempo uma vontade de acordá-lo para dizer que é a melhor voz do país e que mesmo sem o marketing que merece é naturalmente o nosso Rei. Postura, timbre, interpretação, negro , resolvido e amado, simplesmente completo. Ser o melhor em uma época de censura, de um país de exceção onde o negro jamais poderia vencer, utilizou seu dom, a música, para vencer. Lembro-me dele em 96, num restaurante do Rio chegando tranquilo para almoçar. Quando me avistou, logo levantei e o abracei como se já fossemos íntimos, assim como encontro de ancestrais. Disparei eufórico ‘Não tenho seu timbre, mas tento interpretar todas as músicas com a entonação de cada palavra’. Ele, meio tímido, respondeu ‘Olha, menino, gosto muito de uma música que você canta , acho que chama- se Timidez. Você cantou como um crooner !!’ Por alguns instantes hesitei , pois não tinha o conhecimento do termo, mas percebi que a forma carinhosa remetia a algo positivo, mas para não me alongar e me tornar  mais um fã inconveniente, soltei o que me acalanta em sua falta a partir de hoje ‘PRA MIM VOCÊ É O MELHOR!!’ Ele não comentou minha frase por ter o honesto conhecimento e a real soberania, apenas passou a mão em minha cabeça e se dirigiu a mesa a qual outras pessoas o aguardavam. Assim, me realizei por não ter perdido a chance de me expor, de ser fã e sofro no dia de hoje pois deveria ter me excedido mais! Perdemos (nós brasileiros ) uma grande oportunidade de dar o título de melhor voz brasileira a esse nobre ser. Não foram poucas a vezes que imaginei Emílio cantando o hino nacional na abertura da Copa de 2014, inclusive externei isso a amigos próximos. Não deu... não disse a ele ... Perdi a chance. Sei lá, tá um aperto aqui dentro, olhos marejados. Vou me ausentar, sentir e chorar o que me resta”, Netinho de Paula;


“Que triste... Não acho que perdi essa voz, porque ela sempre estará cantando no meu som... Tenho que agradecer Emílio Santiago por ser inspiração na minha vida... Meu pai é muito fã, e a primeira voz que me emocionou foi a dele, através de um disco do meu pai chamado Aquarela Brasileira! Obrigado por eternizar momentos de nossas vidas com essa voz aveludada e deliciosa de ouvir... A minha preferida é Verdade Chinesa e tenho certeza que muita gente se emociona ao ouvir essa canção... Deus o abençoe e que ele possa descansar em paz.. Porque já me deu e me continuara me dando muita paz com sua voz!”, Thiaguinho.


O fuxico