domingo, 18 de maio de 2014

Para transmitir jogos da Copa, projeto de lei requer mudança no horário do programa ‘A Voz do Brasil’


Para transmitir jogos da Copa, projeto de lei requer mudança no horário do programa ‘A Voz do Brasil’Nas próximas semanas, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) vai intensificar a pressão para que a Câmara dos Deputados vote, antes da Copa do Mundo, o projeto de lei que flexibiliza o horário do programa “A Voz do Brasil”.

Lançada em março, a campanha “A voz que eu quero ouvir”, propõe que o programa que há 79 anos é transmitido de segunda a sexta-feira, de 19h às 20 horas, seja veiculado pelas emissoras entre 19h e 22 horas. 

O motivo alegado pelas emissoras é de que um terço das 64 partidas da Copa do Mundo será realizado em dias úteis, o que impossibilitaria a cobertura completa, sem a interrupção do programa do Governo Federal. A mudança possibilitaria a narração ao vivo de seis partidas marcadas para as 18h ou 19 horas.

Outro ponto debatido para a flexibiização do horário são as mudanças ocorridas no país ao longo dos anos, já que agora, às 19 horas, o brasileiro quer saber como está o trânsito para voltar para casa, ouvir músicas para descansar de um dia intenso de trabalho e saber o que está acontecendo na sua cidade em tempo real. Além de que durante a Copa do Mundo, precisam saber sobre o trânsito e as manifestações nas redondezas dos estádios

Pelo projeto de lei nº 595/03, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a emissora escolheria um horário fixo na grade de programação para transmitir o programa. O projeto foi aprovado no Senado, mas aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. 

Saiba Mais

O programa A Voz do Brasil foi criado em 1935 no governo de Getúlio Vargas, com o nome de “Programa Nacional”. De 1938 até os anos 1970 era chamada de “A Hora do Brasil”.

1.227 emissoras de rádio vão transmitir os jogos da Copa

20 mil emissoras e retransmissoras atuam no Brasil

22 pontos de audiência têm as rádios até o início do “A Voz do Brasil”

2 pontos de audiência é a audiência durante o programa

11 anos é o tempo que o projeto aguarda aprovação

Pbagora