terça-feira, 17 de junho de 2014

CG: Coro Sinfônico apresenta concerto


CG: Coro Sinfônico apresenta concertoOs campinenses e turistas que visitarem Campina Grande durante os festejos juninos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da música paraibana. É que o Coro Sinfônico do Estado apresenta, neste sábado (21), concerto no Teatro Severino Cabral. A apresentação gratuita acontece a partir das 19h30.

O repertório regido pela maestrina Ariadne Lima é composto por obras clássicas do universo erudito e também por canções populares que representam a Paraíba. O concerto inicia com “Habanera”, de Georges Bizet; “Ride the Chariot”, de Negro Spiritual; “Sancta Maria”, de Pietro Mascagni e “Nabuco - Va Pensiero”, de autoria de Giuseppe Verdi. O repertório popular é formado por “Paraíba, Joia Rara”, de Tom Oliveira; “Moinho D’água” de Edson França / R. Elion Nobre; “Tambaú”, de Severino Araújo / Silvino Lopes; e finaliza com a execução de “Meu Sublime Torrão”, de autoria de Genival Macedo.

Com uma trajetória de mais de 50 anos, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos equipamentos ligados à Orquestra Sinfônica da Paraíba. Nesta temporada, promete passar por fase de atualização, aumentando o número de participações em eventos da Orquestra Sinfônica e parcerias diversas, é o que garante o presidente da Funesc, Lau Siqueira. “O Coro Sinfônico precisa ser valorizado como um equipamento da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Entendemos que além dos concertos oficiais, junto com a OSPB, o Coro precisa ter sua própria agenda anual definida. O Coro precisa se nivelar por cima, buscando sempre aglutinar as melhores vozes para chegar a resultados cada vez melhores. Para isso, democratizar a relação é fundamental, ouvindo seus integrantes e discutindo com sinceridade e sobriedade os problemas e suas soluções”, explica Lau Siqueira.

Coro Sinfônico - Fundado em 1960, é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, composto por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde a fundação atua junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais e em encontros de coros.

Maestrina Ariadne de Lima

A Maestrina Ariadne de Lima é pedagoga, licenciando o curso de música na UFPB e professora de técnica vocal na MUSART Escola Art – Musical. Iniciou seus estudos musicais com a professora Marilda Eduardo e na EMAM – Escola de Música Antenor Navarro. Atuou como corista em diversos coros de João Pessoa. Estudou canto com a professora Ms. Amarílis de Rebuá, Professor Ms. Paulo Marcelo, professora Marilda Eduardo e professora Tika Porto. Foi aluna de regência coral do professor Ms. Antônio Carlos Batista (Tom K), professor José de Arimatéia e professor MS. Eduardo Nóbrega. Participou de cursos de regência coral ministrado por Samuel Kerr e Eduardo Lackchevisk. Como regente, atua desde 2010 no Coral Maestro João Eduardo e desde setembro de 2012 no Coro Sinfônico da Paraíba.

Componentes

SOPRANOS - Alana Borges Santos, Aline Dantas Tomé de Oliveira, Ângela de Fátima Soares Guedes, Bárbara Suênia Targino do Amaral, Deivisson Oliveira Silva, Djanete Iracema Nunes Machado, Helena Maria C. B. Silva, Hercy Sobral, Loide Oliveira da Silva Furtado,Maria Aparecida de Lima Costa, Maria Inez Moura de Lira, Maria Luiza Cescato, Maria Selma de Oliveira Galvão, Patrícia Souza Alves, Paula Andréa C. de Andrade, Raquel dos Santos Carvalho, Roseane Maria de Freitas Maia e Ruth Nóbrega .

CONTRALTOS - Araci Bezerra de Souza Pereira, Bernadete Silva Ramos de Lima, Cleide Rodrigues de Almeida, Elenita de Barros Formiga, Márcia Magalhães, Maria Alice dos Santos, Maria das Dores de Souza, Maria de Fátima Araújo, Maria do Rosário,Maria do Socorro Nóbrega Zenaide, Maria Íris Cruz Justino da Costa, Mariana do Oliveira Campos,Marinalda Batista Pimentel, Martha Kristine de Miranda Arcela Suely Ruth Silva e Terezinha Cavalcanti da Silva Costa.

TENORES - Alisson Souza de Andrade, Frederico Allen Sousa Casado, Glauco Cavalcanti Montenegro, Josué Gomes de Araújo Neto, Olegário Praxedes da Nóbrega Filho, Ronaldo Pessoa Coelho, Sharlles Stéfano Barbosa Soares, Sérgio Gerarde Serrano Paiva e Tiago Nóbrega Gomes Porto.

BARÍTONOS / BAIXOS - Edgar Teixeira de Lima, Edvaldo Cavalcanti dos Santos, Fabiano de Luna Malheiros, Francisco Xavier da Silva,Germano Alves Araújo, Mariano Bezerra Neto, Marízio Coutinho de Araújo, Osmar Oliveira dos Santos e Sílvio Ribeiro Pereira.


Ascom