segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nilda destaca apelo de Luiz Gonzaga contra a seca e diz que problema começou ainda no século XVI


Em pronunciamento sobre o sofrimento das populações do semiárido nordestino em razão dos períodos de seca prolongada, a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) destacou, na tribuna da Câmara dos Deputados, a histórica falta de vontade política dos governantes brasileiros no sentido de proporcionar soluções viáveis e efetivas para o problema.
Aproveitando o período junino, em que os Estados nordestinos comemoram o centenário de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga (o inesquecível “Gonzagão”), que nasceu na cidade de Exu, no Estado de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, e morreu no dia 02 de agosto de 1989, poucos meses antes de completar 77 anos, Nilda Gondim lembrou que, por meio de sua música, Luiz Gonzaga descreveu o sofrimento do homem nordestino e a sua luta para superar os efeitos das estiagens prolongadas e implacáveis.
Em “Asa Branca”, por exemplo, ela destacou duas estrofes que mostram com maior riqueza de detalhes a realidade das vítimas da seca. A primeira diz textualmente o seguinte: “Quando olhei a terra ardendo, / Qual fogueira de São João, / Eu perguntei a Deus do céu, / Por que tamanha judiação?”. E a segunda complementa: “Que braseiro, que fornalha, / Nem um pé de plantação. / Por falta d’água, perdi meu gado, / Morreu de sede meu alazão”.
“Como podemos constatar – comentou a deputada –, a música ‘Asa Branca’, composta por Luiz Gonzaga, em parceria com o compositor e instrumentista Humberto Teixeira, e gravada em 1947, já mostrava, naquela primeira metade do século XX, um quadro desolador e cruel que poderia muito bem ser resolvido por meio de investimentos públicos capazes de redistribuir a grande riqueza hídrica de que dispõe o Brasil, mas que, há época, encontrava-se concentrada em algumas regiões e inteiramente escassa em outras, especialmente no Nordeste”.
“Passados mais de 65 anos do dia 03 de março de 1947, quando Luiz Gonzaga entrou nos estúdios da RCA para gravar ‘Asa Branca’ (posteriormente consagrada como sendo o ‘Hino do Nordeste’), o quadro de falta d’água, de pobreza e de morte do gado e dos ‘pés de plantação’ descrito pelo ‘Rei do Baião’ continua vivo e igualmente implacável em toda a região nordestina”, continuou Nilda Gondim. Acrescentando que não são apenas estes 65 anos que separam a gravação de “Asa Branca” dos dias atuais que marcam o sofrimento das populações do semiárido nordestino por causa das estiagens prolongadas, ela observou que o problema data ainda do século XVI, época em que os portugueses chegaram ao Brasil.
Segundo a deputada, foi daquele século uma das primeiras secas de que se tem notícia e que teria acontecido entre os anos de 1580 e 1583. Naquele período, segundo dados históricos disponibilizados na literatura especializada, as capitanias tiveram seus engenhos prejudicados; as fazendas sofreram com a falta de água, e cerca de cinco mil índios desceram o Sertão em busca de comida.
“Assim como no semiárido brasileiro de hoje, a seca já apresentava, nos anos 1500, efeitos assustadores como miséria, fome, sede, epidemias e migração desenfreada. No século seguinte, as populações indígenas deram lugar aos chamados ‘sertanejos’, que passaram a ocupar a região conhecida como o Polígono das Secas, área que compreende parte dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além do Norte de Minas Gerais”, informou Nilda Gondim.
“Nos anos 1700 – acrescentou –, diversas estiagens atingiram a região, provocando a morte de rebanhos, homens, mulheres e crianças, vitimados pela fome que se espalhou de forma acelerada. No século seguinte a região sofreu com chamada ‘Grande Seca’, iniciada em 1877. O fenômeno durou pouco mais de dois anos; provocou doenças, fome e sede em escala suficiente para dizimar centenas de milhares de habitantes, e introduziu no cenário brasileiro a figura do ‘retirante’ – famílias pobres e castigadas pela seca que se viram obrigadas a migrar para os grandes centros urbanos em busca de sobrevivência”. Após esse período, segundo ressaltou a deputada paraibana, as autoridades do Império começaram a demonstrar uma maior preocupação com o assunto, tendo o imperador D. Pedro II chegado a afirmar que, mesmo que fosse necessário gastar a última jóia da Coroa, nenhum nordestino morreria de fome. “Por iniciativa do imperador, foi criada a comissão imperial para desenvolver medidas que pudessem atenuar futuras secas, dentre as quais a construção de ferrovias e açudes e a abertura de um canal para levar água do Rio São Francisco para o Rio Jaguaribe, no Estado do Ceará”, comentou Nilda Gondim. “Apesar da demonstrada determinação e preocupação imperial, entretanto, muito pouco saiu do papel. E o nordestino continuou convivendo com secas intermináveis e cada vez mais trágicas, dentre as quais a de 1915, quando milhares de retirantes morreram de fome e de sede, e a de 1932, quando ficou conhecida a chamada ‘indústria da seca’, em que as oligarquias econômicas e políticas da região passaram a utilizar os recursos do governo em benefício próprio, com o pretexto de combater as mazelas do fenômeno climático”, acrescentou.
Outras secas atingiriam o Nordeste nas décadas seguintes. A mais abrangente delas, segundo a deputada Nilda Gondim, teve início em 1979 e durou quase cinco anos. Fome e saques se espalharam pela região. Estima-se que não houve colheita em nenhuma lavoura dentro de uma área de 1,5 milhões de quilômetros quadrados. E dados oficiais dão conta de que, nessa época, morreram 3 milhões e 500 mil pessoas por conta de enfermidades e desnutrição. “De lá pra cá, o fenômeno voltou a se repetir com mais intensidade nos anos de 1993, 1998 e 2001. E a cada ano que passa aumenta o sofrimento da população”, enfatizou.


ParaibaUrgente