terça-feira, 18 de setembro de 2012

MARI : Integrantes da Banda Marcial relatam problemas da banda e pedem ajuda

MARI - Veja Fotos: Integrantes da Banda Marcial relatam problemas da banda e pedem ajuda


Banda Marcial 'Gilvan Camilo Pereira' durante apresentação em desfile cívico no município em 2011

Poucos dias após o 7 de setembro e, em plena semana em que os marienses comemoram o aniversário de 54 anos de Mari (19 de setembro), a Banda Marcial "Gilvan Camilo Pereira", um dos patrimônios culturais que ajuda a abrilhantar os festejos deste mês no município, de acordo com seus integrantes passa por uma situação nada agradável.

OS PROBLEMAS RELATADOS

Integrantes entraram em contato com a editoria do BLOG MARI FUXICO e, pedindo para mantermos suas identificações em sigilo, relataram problemas de estrutura e más condições de funcionamento que vêm causando transtornos aos que compõem a Banda Marcial. De acordo com os mesmos, a Prefeitura não tem auxiliado na reposição de materiais dos instrumentos e manutenção dos mesmos, falta um local adequado para guardarem os instrumentos, sendo que são guardados na casa do regente da banda que, de acordo com os mesmos teve que "dar um jeito" de conseguir acomodar instrumentos em sua residência que, inclusive, serviria de sede para a banda, já que a mesma se quer tem um local apropriado para reunir os integrantes e muito menos para realizarem os ensaios, tendo como opção ensaiar na rua, na grande maioria das vezes.

Continuando o relato, foi repassado ao blog que uma lista de materiais de reposição foi encaminhada à Prefeitura, porém, foi negada e, por isso os integrantes são obrigados a tirarem dinheiro do próprio bolso para comprarem "palhetas" e alguns outros materiais que sejam necessários para utilizar com os instrumentos. Foi relatado também que, alguns instrumentos estão em situação bastante precária, onde alguns são "remendados" com fita adesiva e "amarrados com ligas" na tentativa de manter os mesmos em condições mínimas de uso.

O APELO

Os integrantes reclamam de descaso por parte do Poder Público Municipal quanto ao trabalho gratuito que é feito pelos que compõem a banda, e pedem para que ajudem a banda do município, já que a mesma, apesar dos sérios problemas, sempre tem estado presente em eventos do município e representado Mari em eventos de outras cidades, mesmo que para isso, os integrantes tenham que tirar o dinheiro do próprio bolso para custear gastos com transporte. "Mesmo com essa dificuldade que faz a gente passar até vergonha a gente toca e faz bonito pra representar Marí. Todo mundo que toca na banda gosta da banda e faz por prazer se não ja tinha corrido. A gente só queria um pouco de atenção e ajuda pra banda de música não virar ferro velho." - afirmou o integrante em seu e-mail enviado ao blog.


MAIS RELATOS

Na última semana, a equipe do blog presenciou outros integrantes da banda manifestando reclamações na internet, através da rede social Twitter; em um dos relatos uma integrante afirmou que precisou desembolsar R$ 130,00 (cento e trinta reais) para "não passar vergonha" junto com a banda em uma apresentação. A integrante reclamou ainda de não ter tido sequer o café da manhã durante a realização de uma "alvorada" no último dia 7, quando a banda realizou apresentação por volta das cinco da manhã pelas ruas da cidade em homenagem ao dia da independência do Brasil. Um outro integrante reclamou da falta de fardamento/trajes adequados para as apresentações, além da falta de transporte que teria ocasionado o cancelamento da apresentação da banda em eventos de outros municípios para os quais a mesma teria sido convidada.

Conforme observado nos relatos descritos acima, as reclamações reforçam o que foi relatado pelos outros integrantes à editoria do blog.

Desde já, fica aberto o espaço para que a Prefeitura de Mari possa manifestar-se a respeito dos relatos descritos na matéria.





Da Redação do Mari Fuxico