sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto tem forró durante todo o mês

Projeto tem forró durante todo o mês  Durante todo o mês de junho, a segunda atração do ‘Sabadinho Bom’ faz uma homenagem ao patrimônio cultural imaterial da capital paraibana: o forró. Nesta primeira edição do mês, a reverência a esse ritmo nordestino fica sob a responsabilidade do grupo Os Gonzagas. Antes, quem sobe ao palco é o violonista cearense, radicado na Paraíba, Chagas Fernandes, para levar ao público um repertório versátil, que vai do choro à música regional, passando pelo samba até chegar a MPB. O evento começa a partir das 12h, na Praça Rio Branco, e tem a realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).


O grupo Os Gonzagas têm no repertório o tradicional pé-de-serra, unindo ainda em seu trabalho a música regional que valoriza a cultura popular, como o maracatu, coco, ciranda. Também há espaço para outros ritmos que ultrapassam a fronteira nordestina.


Fundado em 2000, o grupo Os Gonzagas já tocou em vários municípios paraibanos e dividiu o palco com Alcimar Monteiro e Clã Brasil. O trabalho dos integrantes é influenciado por grupos e artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Flávio José, Gonzaguinha, Sivuca e Nação Zumbi, só para citar alguns exemplos entre os expoentes da música brasileira.


O nome de Os Gonzagas possui duplo significado. O primeiro deles faz uma alusão ao sobrenome de alguns integrantes – os irmãos Luiz Gonzaga (violão, guitarra e voz), Yuri Gonzaga (sanfona e voz) e Ygor Gonzaga (bateria, percussão e voz). O outro motivo é uma clara homenagem ao grande Rei do Baião. Formam ainda o grupo o primo Daniel Costa (percussão e voz) e os amigos Felipe Alcântara (percussão e voz), Hugo Leonardo (contra-baixo e voz) e Carlos Henrique (sanfona).


Choro e versatilidade no primeiro tempo – Neste final de semana, Chagas Fernandes, que abre o ‘Sabadinho Bom’, pretende executar choros memoráveis dos principais compositores brasileiros, a exemplo de Zequinha de Abreu (“Tico-Tico no Fuba”), Catulo da Paixão Cearense (“Luar do Sertão”), Waldir Azevedo (“Brasileirinho”), Ernesto Nazaré (“Odeon”), João Pernambuco (“Sons de Carrilhões”), entre outros nomes. No repertório do violonista também há espaço para músicas regionais, sambas e MPB, que exaltam autores como Toquinho, Luiz Gonzaga, maestro Guerra Peixe, Ary Barroso e Tom Jobim, só para citar alguns exemplos.


Ao longo da trajetória profissional do violonista Chagas Fernandes, há uma série de trabalhos instrumentais, voltados à música brasileira. O resultado disso são cinco CDs e um DVD gravado.


Secom-JP