sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roberta Sá e Renata Arruda cantam na penúltima noite do Extremo Cultural


Cantora vai investir em um repertório de MPB, pop, sambas e forrós para coroar as duas décadas de estrada

A cantora potiguar Roberta Sá e a paraibana Renata Arruda são as atrações da penúltima noite do projeto Extremo Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). Roberta Sá empresta a voz naturalmente grave e aveludada em apresentação marcada para as 22h desta sexta-feira (31), no palco montado na orla. Às 19h, Renata Arruda vai investir em um repertório de MPB, pop, sambas e forrós para coroar as duas décadas de estrada na gravação do DVD e CD comemorativos “Marcas e sinais – 20 anos de carreira”.
Roberta Sá – A cantora retorna a João Pessoa para apresentar o repertório dos seus cinco discos. Nascida em Natal há 33 anos, aos 9, Roberta se mudou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. O marco inaugural de sua carreira foi um show no Mistura Fina, no Rio, em 2002, onde conheceu o preparador vocal Felipe Abreu.
Felipe foi o elo até o músico Rodrigo Campello, que produziu a primeira demo da cantora. O trabalho chegou às mãos de Gilberto Braga, que a convidou para gravar “A vizinha do lado”, de Dorival Caymmi, como tema da novela global “Celebridade”.
Em 2004, veio o primeiro disco, “Braseiro”, com produção de Rodrigo Campello e direção de voz e coro de Felipe Abreu. “O repertório é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas. Foi aí que começou minha formação profissional: pelo convívio com músicos e artistas fabulosos”, diz Roberta. Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luís e A Parede foram os convidados.
“Que belo estranho dia pra se ter alegria”, o segundo disco, foi lançado em 2007. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes e Zé da Velha foram os convidados especiais. “Tenho a sorte de ter gravado os discos que quis, com as pessoas que escolhi”, afirma a cantora.
Dois anos depois, Roberta Sá reuniu o repertório dos dois primeiros álbuns no show “Pra Se Ter Alegria”, que contou com a direção do cantor e compositor Pedro Luís e da jornalista Bianca Ramoneda. A apresentação resultou em um DVD e CD que reúne sucessos, como “Alô Fevereiro”, “Interessa?”, “Janeiros”, “Mais Alguém”, “Eu Sambo Mesmo” e “Agora Sim”. Um ano após o lançamento, ela ganhou o prêmio DVD de Ouro.
Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil para gravar “Quando o canto é reza”, homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira. O disco tem coco, maxixe, samba carioca, maracatu, samba de roda e 13 canções do compositor – oito delas inéditas. “Segunda Pele”, de 2012, é seu quinto disco.
RA-SBP15 - FOTO GLAUKER BERNARDESRenata Arruda – Com 20 anos de carreira e esbanjando versatilidade por todos os ritmos por onde transita, Renata Arruda desfruta da maturidade artística ostentando uma carreira respeitosamente construída ao lado de grandes: já cantou ao lado de Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Altamiro Carrilho, Ana Terra, Elizeth Cardoso, Elba Ramalho, Cássia Eller e Alceu Valença.
O inconfundível timbre grave e sensual de sua voz já deu vida a composições de Dolores Duran a Maysa, passando por Chico Cesar, Lenine, Belchior, Rita Lee, Ângela Ro Ro e Cazuza. Nomes estrelados da música concorrerão na noite de Renata: Sandra de Sá e Nando Cordel são participações confirmadas no show de sexta, bem como a sua roda de samba, o sanfoneiro Eduardo Araújo, Antônio de Pádua e o cantor Erick von Sohsten.
Após seis álbuns lançados, a cantora pretende trazer neste DVD a voz e a interpretação marcantes, com o mesmo apego às raízes paraibanas. O repertório retoma os maiores sucessos da cantora.


 Assessoria