sábado, 22 de junho de 2013

Festejos juninos elevam taxa de ocupação de hotéis na Paraíba

Perspectiva é de que o crescimento para o período seja de 86%

 O período junino termina no dia sete de julho, em Campina Grande, mas o setor hoteleiro da Paraíba já comemora os bons números da média de ocupação dos hotéis de João Pessoa, Conde e na própria Serra da Borborema. Segundo a diretoria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH-PB), a perspectiva é de que o crescimento para o período seja de 86%.

Esse percentual para o setor é significativo, pois a própria cadeia hoteleira, nas três cidades (João Pessoa, Conde e Campina Grande), teve uma ampliação na oferta de Meios de Hospedagens (MHs), Unidades Habitacionais (apartamentos) e de leitos. O número de leitos pulou de 13.275 até novembro do ano passado para 14.174 até maio deste ano, segundo dados da Coordenadoria de Registros de Serviços Turísticos, divulgados nessa quinta-feira (20).

No ano passado, segundo dados informados pela diretoria de Economia e Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a taxa de ocupação dos hotéis foi de 62,39%, durante todo o mês de junho, superando na oportunidade a média histórica dos últimos 22 anos, que era de 50,30%. No período, também foi registrado um crescimento de 9,23% no fluxo turístico em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os índices divulgados pela PBTur mostram que os hotéis da cidade de João Pessoa registraram as presenças de 82.737 turistas em comparação aos 75.728, que estiveram na capital paraibana em 2011. Os dados são referentes aos turistas que efetivamente se hospedaram em algum meio de hospedagem da cidade (hotéis ou pousadas), não havendo registro das pessoas que estiveram em casas de familiares ou casas alugadas.

Pesquisa - A coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catherina Brasil, informou que a prefeitura contratou um instituto de pesquisa para fazer um levantamento sobre a presença de turistas na cidade durante o período junino, que teve início em 7 de junho e será encerrado em 7 de julho. Esse trabalho vai abordar os turistas para saber sua procedência, profissão, renda familiar, motivação e período de permanência na cidade.

Catherina Brasil explica que esse trabalho é importante para pautar futuras ações que serão formatadas pela coordenadoria no sentido de buscar novos e mais patrocinadores para o evento, assim como saber de forma profissional o quantitativo e qualitativo de turistas que frequentam os festejos juninos em Campina Grande.


Secom PB