quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sinfônica da UFPB faz concerto com compositores da PB

 Sinfônica da UFPB faz concerto com compositores da PB Sob a regência de seu Regente Titular, o Maestro Marcos Arakaki, a Orquestra Sinfônica da UFPB (em sua versão completa) realizará concerto comemorativo dos 10 anos do Laboratório de Composição Musical da UFPB (COMPOMUS), nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público em geral.


O concerto terá como solista o pianista e compositor Marcílio Onofre, e apresentará obras dos seguintes compositores atuantes na Paraíba: Arimateia de Melo, Didier Guigue, Herlon Rocha, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, e Wilson Guerreiro. Este será o décimo nono concerto da OSUFPB neste ano, num total de 25 apresentações.


Inaugurado em 2003, o COMPOMUS foi criado visando implementar oficialmente a área de composição na UFPB, e representou o lastro para a posterior criação da Graduação, Mestrado e, agora, Doutorado em Composição. Ele reune compositores (profissionais, de dentro e fora da academia, estudantes, professores, pesquisadores) para desenvolver, individual ou coletivamente, projetos experimentais no campo da composição, pesquisas referentes à compreensão, à documentação e à divulgação da música paraibana e brasileira, atividades pedagógicas por meio de cursos, workshops, palestras ou masterclassses, e eventos ou festivais destinados a promover a música de concerto.


Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais outros seis concertos até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa.


O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB.O SOLISTAMarcílio Onofre é compositor, pianista e pesquisador. É Bacharel em Piano pela UFPB e Mestre em Composição pela mesma instituição, sob a orientação do compositor Eli-Eri Moura.


Sua produção musical inclui obras solo, música de câmara, orquestral e também música para teatro. Suas obras tem sido apresentadas em diversos festivais como, por exemplo, XVI e XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro), Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cortona Sessions for New Music (Itália), Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Brasil), e Académie Internationale de Musique et de Danse du Domaine Forget (Canadá). Marcílio Onofre recebeu diversos prêmios: VII Concorso Internazionale di Strumenti per Composizione Soloista (Itália), 2010 DuoSolo Emerging Composer Competition (EUA), 6th SCCM New Composition (China), Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri (Brasil) e Prêmio Música Clássica da Fundação Nacional de Artes - Funarte (Brasil). Sua música tem sido interpretado por grupos como Arditti String Quartet, Nouvel Ensemble Moderne, Grupo Sonantis, Grupo Brassil, dentre outros. Recentemente recebeu o "Artist Diploma" em composição pela Akademia Muzyczna w Krakowie, tendo estudado com Krzysztof Penderecki, com bolsa do Mozarteum Brasileiro.O MAESTROO Maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em Violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do Maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia.


Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme “Nosso Lar”, composta por Philip Glass (2010) à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Regente Titular da Orquestra Sinfônica UFPB e Professor Visitante da Universidade Federal da Paraíba.


Ascom