sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Extremo Cultural leva Gal Costa e Jota Quest para palcos na Paraíba

Extremo Cultural leva Gal Costa e Jota Quest para palcos na ParaíbaA cantora Gal Costa e a banda mineira Jota Quest, são as principais atrações deste final de semana no palco do 'Extremo Cultural' montado no Busto de Tamandaré em João Pessoa. Esquentando ainda mais o verão da Capital, a banda mineira Jota Quest, realiza um grande show nesta sexta-feira (24). O show acontece a partir das 22h e quem abre o palco para os roqueiros são os paraibanos do Rock Retrô, que sobem ao palco às 20h. Gal Costa. Uma das grandes atrações do evento, que sobe no palco paraibano n noite deste sábado (25), é Gal Costa, uma das vozes marcantes do cancioneiro popular. Gal dividirá o palco com a cantora Eloísa Olinto. Eloísa Olinto foi a vencedora do programa The Voice Brasil em 2012. Os shows são gratuitos.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, Gal Costa, nasceu em Salvador, no ano de 1945. Em 1964, apresentou-se em seu primeiro espetáculo musical, ao lado de um grupo considerado “promissor”, formado pelos novatos Gilberto Gil, Tom Zé, Piti, Caetano Veloso e Maria Bethânia. O primeiro LP de Maria Bethânia trazia na última faixa do “lado A” a participação – afinadíssima e desconhecida – da cantora Maria da Graça. A canção “Sol Negro” é o marco zero da discografia de Gal Costa. Ainda com o nome de Maria da Graça, ela gravaria em seguida o compacto com “Eu Vim da Bahia”, de Gilberto Gil, e “Sim, Foi Você”, de Caetano Veloso.

Profissionalmente, 1967 é o ano em que Gal Costa deslancha sua carreira. Embora ainda não fosse um nome com popularidade, ela começava a armazenar prestígio entre músicos, produtores e críticos. Sua voz bossanovista era considerada moderna, afinada e original. Com mais de quadro décadas de carreira, Gal Costa acumula 30 álbuns em sua discografia, turnês mundiais e dezenas de canções em trilhas sonoras de novelas, filmes, minisséries e seriados. C

Este é o penúltimo fim de semana do evento, promovido pela prefeitura desde o dia 3 de janeiro e que segue até o dia 1º de fevereiro. Os shows acontecem sempre às sextas-feiras e sábados no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. No último fim de semana da festa, sobem no palco Roberta Sá e Renata Arruda (no dia 31) e Titãse Val Donato (no dia 1º).

PBAgora