sexta-feira, 29 de junho de 2012

Flávio José encerra São João da Capital nesta sexta



Flávio José
Flávio José
Um grande show deverá fechar com chave de ouro a programação de São João da Capital. O cantor e compositor Flávio José sobe ao palco do Ponto de Cem Réis nesta sexta-feira, 29, por volta das 22h30. Antes, uma série de apresentações de cultura popular e grupos como  Os Três do Xamego, Forró Flor de Caroá e Coco e Ciranda de Tupinambá deve animar a noite. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Abrindo as apresentações no palco principal, às 21h, o grupo Os Três do Xamego promete levantar o público com sucessos como “Forró errante” e “A musa dos meus sonhos”. De acordo com o vocalista Arimateia Vasconcelos, o show será ainda melhor que o do ano passado.  “O público vai se divertir muito”, garantiu. Além dele, que também é responsável pelo triângulo, o grupo conta com José Cardoso (sanfona) e Chico Batera (zabumba). Na estrada musical há 25 anos, o trio já gravou 12 álbuns, sendo o último lançado este ano.

Fechando a última noite do “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente”, o sanfoneiro Flávio José sobe ao palco principal às 22h30. O artista deu os primeiros passos na música ainda criança, aos 10 anos, quando já tocava seu pequeno fole de 24 baixos e animava as festinhas em Monteiro (PB), sua cidade natal. Atualmente, faz uma média de 100 shows ao ano e é reverenciado como o “Rei do Xote”.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Flávio José já gravou oito LPs e 18 CDs. É responsável por grandes sucessos que embalam os festejos juninos em todo o país, a exemplo de canções como “Espumas ao vento”, “De mala e cuia”, “Eu não preciso de você”, “Sem ferrolho e sem tramela” e “Caia por cima de mim”.

Cultura Popular – As apresentações no palco da cultura popular começam a partir das 18h, com o show de Coco e Ciranda Tupinambá. O grupo da comunidade Alto do Céu, em Mandacaru, tem como principal referência o Mestre Carboreto, com sua voz ritmada e inconfundível.

Às 19h30, ainda na programação de cultura popular, é a vez do Forró Flor de Caroá subir ao palco. O grupo diz que o repertório do show será embalado pelo tradicional forró pé-de-serra, com homenagens a grandes nomes da música nordestina. A banda, composta pelos músicos João Silva (sanfona), Zé Adailton (zabumba), Haniel Carvalho (contrabaixo) e Germana Alves (voz e triângulo), teve início no ano 2000, na Capital paraibana, ainda como o nome de Trio Forrofiá. Passou a se chamar Forró Flor de Caroá em 2008.

Oito dias de forró –O “São João de João Pessoa – O Melhor da Gente” começou na última sexta-feira (22) e contou com 57 atrações em toda a sua programação, entre elas, Santanna, Nando Cordel, Alceu Valença, Clã Brasil, Genival Lacerda, trios de forró pé-de-serra, cultura popular e 26 quadrilhas. Este ano, a festividade homenageou o centenário do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga (1912-1989), e também a cantora pernambucana, radicada na Paraíba, Marinês (1936-2007), conhecida como “A Rainha do Xaxado”.
Augusto Magalhães, com Secom/JP