domingo, 20 de outubro de 2013

Google homenageia Vinícius de Moraes

Google homenageia Vinícius de Moraes

 Vinícius de Moraes, conhecido como "poetinha", é o homenageado pelo Doodle do Google deste sábado (19). O autor de clássicos da música popular brasileira, como "A Felicidade", "Garota de Ipanema", "Manhã de Carnaval" e "Eu sei que vou te amar", dentre muitos outros, ele completaria 100 anos hoje, caso estivesse vivo.

Diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, Marcus Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913, e faleceu em 9 de julho de 1980, em decorrência de um edema pulmonar, deixando cinco filhos.

Vinícius de Moraes era um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, além de manter a fama de grande conquistador - que justificou após casar-se por nove vezes ao longo de sua vida. Notabilizado pelos sonetos de extrema sensibilidade e delicadeza, ganhou, do amigo e grande parceiro em Tom Jobim, o apelido de "poetinha".

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. Em 1933, publicou seu primeiro livro, O Caminho para a Distância. Em 1936, substituiu Prudente de Morais Neto como representante do Ministério da Educação junto à Censura Cinematográfica.

Embora tenha composto muitas canções ao longo de toda a sua vida, a carreira musical começou a ganhar destaque a partir da década de 50, quando começou sua parceria com Tom Jobim. A dupla é responsável por clássicos mundiais como "Se Todos Fossem Iguais A Você", "Eu e Você", "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu sei que vou te amar" e "Garota de Ipanema".

Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional 5 em 1968, enquanto estava em viagem a Portugal. Foi o fim da carreira diplomática do "poetinha".

Em 1998, Vinicius de Moraes foi anistiado pela Justiça e a Câmara dos Deputados aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o equivalente a embaixador.

Tech Tudo