quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Rádio comunitária Sapé FM preserva cultura regional com poetas violeiros


O poeta Divinho (de chapéu ao lado de Heleno Alexandre) é presença constante na programação da rádio, no programa “Violas e violeiros”. O poeta Divinho (de chapéu ao lado de Heleno Alexandre) é presença constante na programação da rádio, no programa “Violas e violeiros”. A Rádio Comunitária Sapé FM, da cidade de Sapé, na Paraíba, está no ar há quinze anos, e nesse tempo todo mantém um programa de divulgação de poetas repentistas, atualmente sob o comando do poeta Heleno Alexandre, que vai ao ar semanalmente levando a poesia do repente ao som da viola. A rádio, comandada pelo mestre Camilo, um brincante do pastoril profano, outra manifestação cultural do Nordeste, “reconhece e assume a importância da cultura popular na construção da identidade da região e preserva a arte e a produção dos poetas repentistas, levando às novas gerações as informações concernentes à arte do repente e da poesia de cordel nordestina.”
O produtor do programa, Heleno Alexandre, é sapeense, violeiro, poeta repentista, radialista e escritor. O seu programa “Violas e violeiros” na Rádio Comunitária Sapé FM tem uma importante audiência, estando no ar desde o ano 2000, todos os sábados às 17 horas. Alexandre também teve longa passagem no programa “Falando de Cultura” da Rádio Araçá-FM de Mari e participou por inúmeras vezes do programa “De Repente a Viola” da Rádio Tabajara de João Pessoa, programa então apresentado pelo poeta Severino Paulo. Heleno Alexandre se apresenta em escolas públicas, faculdade, instituições do meio popular e festais sociais.
“O programa dá oportunidade para apresentações ao vivo dos poetas repentistas da região, que são convidados para entrevista e cantoria, semanalmente, mostrando sua arte e passando informações sobre onde cantam, repercutindo os tradicionais programas de violeiros e suas agendas”, disse Heleno, para o qual a verdadeira rádio comunitária tem o dever de valorizar a cultura regional e contribuir para o resgate da literatura de cordel como veículo de comunicação de massa.
O poeta Divinho (de chapéu ao lado de Heleno Alexandre) é presença constante na programação da rádio, no programa “Violas e violeiros”
radiozumbijp