terça-feira, 4 de setembro de 2012

Concertona Estação das Artes presta tributo a John Cage

A Estação das Artes promove nesta quarta (5), às 19h, um espetáculo em homenagem ao centenário de nascimento do compositor e arranjador americano John Cage, morto em 1992. John Cage 100 Anos traz a participação do Grupo Log3 e do Quarteto Sonantis, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB), e da cantora Christiane Alves. O show é no Auditório 2 da Estação das Artes, com entrada aberta ao público.
 Cage foi um pioneiro da música experimental eletroacústica e do uso de instrumentos não convencionais, sendo considerado uma das figuras-chave das vanguardas artísticas do pós-guerra. Críticos o consideram um dos mais influentes compositores americanos do século XX.
 A ausência do som é bastante característica na obra de Cage. Uma de suas obras mais conhecidas é 4?33, composta em 1952. Os músicos não tocam nada durante o tempo do título, ficando apenas quietos diante do instrumento. O conteúdo da composição é feito de sons ambiente ouvidos pelo público, o que em princípio gerou perplexidade e rejeição.
 Para que o público se familiarize com a obra de Cage, antes de cada apresentação, um músico de cada grupo convidado falará sobre as técnicas musicais exploradas pelo artista, explicou o músico Uirá Garcia, responsável pela organização do evento. Esta é uma forma de incluir João Pessoa no mapa mundial das cidades que prestam uma homenagem ao legado do polêmico artista.
Serviço:
Show John Cage 100 Anos
Participação: Quarteto Sonantis e Grupo de Performance Eletroacústica da UFPB e Christiane Alves
Quarta-feira (5)
Hora: 19h
Entrada gratuita
Local: Auditório 2da Estação das Artes
Fones: 3214-8270, 3214-8303
Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb


Com Assessoria