quarta-feira, 19 de junho de 2013

Músico paraibano será atração no “Brazilian Day” na Suécia

Músico paraibano será atração no “Brazilian Day” na Suécia O Brazilian Day Estocolmo, que acontecerá na Suécia, no dia 10 de agosto, terá representação paraibana. O compositor e cantos Geovan Morais será uma das atrações do evento e levará para os brasileiros que residem fora da terra natal um gostinho do nosso som para matar a saudade de casa.

Na sua página pessoal no Facebook, Geovan Morais postou o convite da embaixada brasileira na Suécia, assinado pela embaixadora Leda Lucia Camargo, e endereçado ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Nele, a autoridade pede a ajuda do governo municipal para patrocinar a viagem do músico e de sua banda.

No ano passado, o Brazilian Day Estocolmo recebeu cerca de 10 mil pessoas na praça principal da cidade. O Brazilian Day acontece em vários locais do mundo, como Portugal, Estados Unidos e Japão, e  busca promover produtos brasileiros, destinos turísticos, aspectos culturais, educativos, desportivos, melhorar a imagem do país no exterior, além da confraternização com a comunidade brasileira residente.


Conheça o artista:

O cantor e compositor Geovan Morais nasceu em João Pessoa em 30/04/1977 e teve um primeiro contato com o mundo da música quando, aos treze anos, recebeu seu primeiro violão, um presente de sua mãe. Nesse período, estudou música por dois anos no tradicional Conservatório de Olinda (cidade onde residira até 1994).

Aos 21 anos, no ano de 1999, após graduar-se em Direito pela UFPB, fora aprovado em concurso público do Poder Judiciário do Ceará, indo morar na histórica cidade de Aracati-CE, onde passou também a dar início à vida artística, apresentando-se em bares da famosa praia de Canoa Quebrada.


Ao retornar à João Pessoa, já no de 2000 (após nomeação em concurso do Tribunal de Justiça da Paraíba para o cargo de Oficial de Justiça), retomou seus estudos musicais na Escola Estadual Antenor Navarro no Espaço Cultural, permanecendo ali por três anos. Paralelamente à atividade de Oficial de Justiça, Geovan Morais também exerceu a atividade de professor de Direito Constitucional em cursinhos preparatórios para concurso na capital paraibana.

Já em 2005, procedeu uma mudança radical em sua vida profissional. Abandonou o ministério de aulas de Direito, passando efetivamente a trabalhar na noite pessoense como músico no circuito musical de bares e restaurantes e, consequentemente, em hotéis do litoral sul da Paraíba (Praia de Jacumã), apresentando suas composições calcadas em ritmos variados, navegando pela música regional nordestina (baião, xote, maracatu etc), além do blues, tango, soul music, samba, bossa-nova e rock’n’roll.


Nos anos de 2009 e 2010 (julho e agosto – verão europeu), Geovan Morais recebeu o convite para apresentar-se na Suécia, tendo performances em cinco cidades daquele país escandinavo, quais sejam, FALKENBERG (Restaurant Hertigen – VIDE site HYPERLINK "http://www.hertigen.se" www.hertigen.se, no linking GRILL BRASIL), VARBERG (Bodegan Musik Night Club e Festa do Cadillac), ESTOCOLMO (Hotel Hellsten), UPPSALA (Restaurante Hijazz) e MOTALA (Restaurante Bersget Bild), executando a genuína música brasileira, rock’n’roll clássicos e, principalmente, seu trabalho autoral.


Geovan Morais, após retornar da Suécia no fim de agosto de 2010, deu início às gravações de seu primeiro cd com 12 (doze) composições próprias, cuja produção musical está sendo conduzida pelo músico Leonardo Meira (produtor, guitarrista, arranjador e professor da UFPB), com a contribuição de grandes nomes como o baterista Gledson Meira, o tecladista Hélio Medeiros, o baixista Adriano Ismael, o saxofonista Costinha, além de outros.


O primeiro trabalho autoral de Geovan Morais foi gravado no Estúdio Peixe-Boi, no bairro dos Bancários, com direção técnica de Marcelo Macedo e encontra-se em processo de masterização em São Paulo no estúdio ClassicMaster. O álbum trará o registro da formação musical deste compositor, expressando seu ecletismo ao navegar por ritmos variados como o fado (música LISBOA), a bossa-nova (músicas SAMBA DA SAUDADE e VOCÊ ME DESAFIOU); o rock’n’roll (música MANTRA BLUES) e a música regional nordestina (NA CRATERA DA LUA e JUAREZ).



Tambaú247